retorno

Caminhão do Peixe volta a circular após quatro anos

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Tiago Coutinho (Diário)

Depois de quatro anos parado, o Caminhão do Peixe voltará a circular em Santa Maria. Na próxima sexta-feira, a partir das 7h30min, o veículo estará estacionado na Praça dos Bombeiros, onde 12 produtores irão vender o pescado ainda fresco.

Segundo a prefeitura, que é responsável pelo caminhão, serão vendidos carpas-capim, prateadas, cabeça-grande e húngara. Quem for até a praça poderá escolher entre levar o peixe inteiro, em fatias ou filés. Em outras oportunidades, serão ofertados, também, jundiá, tilápia e traíra.

O retorno das vendas colocou fim a uma série de entraves, que inviabilizaram a comercialização do pescado até agora. Primeiro, o único frigorífico autorizado pelo município para realizar o abate de peixes fechou as portas. Depois, não se tinha conhecimento sobre o paradeiro do documento de licenciamento do veículo, que estava em Brasília. Por fim, parado por tanto tempo, o caminhão, que foi repassado ao município em 2011 pelo extinto Ministério da Pesca, apresentou problemas mecânicos.

Governo protocola na Assembleia proposta de reajuste do piso salarial

Com os problemas resolvidos e um novo abatedouro credenciado pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no distrito de Boca do Monte, o caminhão, enfim, voltará a circular.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, os produtores realizam o abate do peixe no frigorífico credenciado, que tem capacidade de produção que gira de 500 quilos a uma tonelada de pescados todos os dias.

- O combustível, o motorista e o equipamento (caminhão) é por conta da prefeitura. De resto, é tudo com os comerciantes. Eles não repassam nenhum valor para o município, até porque isso retorna em desenvolvimento para a cidade - explica o secretário, ao salientar que a cidade não teve nenhum custo quando o veículo foi adquirido.

Até sexta, candidatos podem se inscrever em dois cursos de graduação em Santa Maria

Em um primeiro momento, os locais que devem receber o caminhão serão a Polifeira, na Universidade Federal de Santa Maria, a Avenida Roraima, no Bairro Camobi, a Cohab Tancredo Neves, além da Praça dos Bombeiros. Contudo, a prefeitura afirma que os locais ainda estão em estudo e será divulgado um cronograma detalhado de onde o caminhão vai ficar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Petrobras eleva preço da gasolina em 3% depois de quatro cortes

Governo protocola na Assembleia proposta de reajuste do piso salarial Próximo

Governo protocola na Assembleia proposta de reajuste do piso salarial

Economia